Algumas doenças produzem hálito com odores específicos e característicos, o mau hálito relacionado a uma higiene bucal precária é o mais comum e é provocado pela liberação de compostos de enxofre pelas bactérias na boca, porém existem doenças como a diabetes que podem afetar o hálito. 


É sempre bom lembrar que a boca reflete muitos sintomas do que ocorrem no corpo, a medicina tradicional chinesa diagnostica milhares de doenças através de diferenças no formato, brilho e cor da língua….


Pode haver um cheiro de fruta quando o corpo tenta se livrar do excesso de acetona pela respiração. Isso é um sinal de cetoacidose, que pode ocorrer no diabetes. 


Pode ocorrer hálito com odor de fezes quando houver vômitos prolongados, principalmente em caso de obstrução intestinal. Também poderá ocorrer mau hálito temporariamente se for colocado um tubo pelo nariz ou pela boca de uma pessoa para drenar o conteúdo do estômago (tubo nasogástrico).


O hálito também pode ter um cheiro similar ao da amônia (também descrito como semelhante à urina ou ao peixe) em pessoas com insuficiência renal crônica.


Abscesso dentário, gengivite, dente incluso, cáries, problemas com dentaduras são algumas causas sob o ponto de vista meramente odontológico… Alcoolismo, uso de drogas, tabagismo, uso de paradeído, triantereno ou alguns anestésicos inalados, insulina  são relacionados as substâncias químicas que afetam nosso hálito. É normal associar o consumo de repolho, alho, cebola crua com o mal hálito, mas pouca gente lembra do café, refrigerantes e suplementos vitamínicos.


Existem doenças relacionadas ao nosso sistema respiratório que geram mau hálito, como por exemplo: infecção pulmonar, da garganta, sinusite, bronquiectasia, abscesso pulmonar, faringite, rinite. Algumas doenças do sistema digestivo, como estomatite, diverticulite e doenças hepáticas também geram transformação no hálito.


Existe muita vergonha em tratar esse assunto da halitose que pode ser extremamente sério. Se você percebe em si mesmo  ou em algum conhecido, é importante tratar o assunto, procure profissionais que já estão acostumados com isso e podem diagnosticar as causas  e antecipar problemas futuros. Procure um dentista que fará um diagnóstico inicial e pode sugerir  uma visita a um médico se não houver uma causa odontológica relacionada.

Para não haver constrangimentos na comunicação com um amigo querido, desenvolvemos uma ferramenta em que você pode anonimamente deixar o e-mail do amigo e nós entraremos em contato com ele informando que um conhecido anonimo reportou o problema. É sempre legal um papo sincero de um amigo para outro mas caso não tenha coragem, conte conosco e fazemos essa comunicação.